atendimento 263 595 114
Início > Viver > Espaços

Património

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MARINHAIS

Em Agosto de 1902, já estavam determinadas as estações e apeadeiros a construir no projecto da Linha de Vendas Novas, tendo-se incluído o apeadeiro com o nome de Marinhaes, ao quilómetro 12. Posteriormente, decidiu-se alterar a categoria desta interface para estação, estando quase concluída a sua construção em Abril de 1903, estando ainda a decorrer em Agosto desse ano.
A Linha de Vendas Novas foi inaugurada no dia 15 de Janeiro de 1904, pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses.
Em 1934, esta interface foi alvo de grandes obras de reparação, pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses.
Um diploma publicado pela Direcção-Geral de Transportes Terrestres no Diário do Governo n.º 6, II Série, de 8 de Janeiro de 1953, aprovou o processo de expropriação de 3 parcelas de terreno, para a ampliação da via de resguardo na estação de Marinhais.




CAPELA DE MARINHAIS

A Capela de São Miguel Arcanjo foi construida, propavelmente, em 1875. Não havendo muitos registos sobre este acontecimento.



MERCADO DA CULTURA

O edifício foi inaugurado no dia 20 de dezembro de 2015, sendo uma obra da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, em que houve parecia da Junta de Freguesia no espaço verde.
Neste espaço podemos contar com uma biblioteca, de uma galeria de exposições, de uma sala multiusos e de um espaço de apoio ao cidadão (delegação da Câmara Municipal, Espaço do Cidadão e balcão dos CTT).
Marinhais passou também a dipor de um Largo da República requalificado e beneficiado de que se destacam as repavimentações dos arruamentos e estacionamentos, o alargamento e o revestimento de passeios e da praça a calçada, um parque infantil renovado, nova arborização, novo mobiliário urbano e melhorada iluminação pública, além da prévia remoção dos Posto de Transformação (EDP) e da pré-fabricado em madeira que ali existia. 




Escola Velha

A cultura e o ensino foi desde muito cedo uma preocução em Marinhais, tendo sido construida a primeira escola em 1950/51, Escola E.B. 1 de Marinhais. Passado quase 20 anos, em 1972, foi construido no mesmo local um edifício melhorado e com mais condições. O espaço foi durante muitos anos uma escola primária.
Com a construção do Centro Escolar de Marinhais a Escola Velha, designação como é conhecida na localidade, foi cedida aos Escuteiros tornando-se assim na sede destes.
Os Escuteiros são os responsáveis por pagar a água, luz e comunicações, tal como a manutenção das instalações e jardim.
 
entidades ao seu serviço
contactos
Bombeiros
Centro de Saúde
inovar por
um futuro com cidadania
#soudemarinhais
deparou-se com alguma anomalia na freguesia? reporte aqui ocorrência
sede
Rua João Pinto Figueiredo
2125-181 Marinhais
Atendimento: 9h30 às 16h
O site JF Marinhais utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito